Rating: 2.9/5 (41 votos)




ONLINE
2








Praia do Vau

Praia do Vau

A Praia do Vau é marcada por encostas íngremes do planalto dissecado, as margens do Rio Itacambiraçú.A área apresenta uma vegetação diversificada como pequenas grutas, nascentes, areia branca e formações rochosas. Antigamente, era muito utilizada pelos garimpeiros que trabalhavam na extração de diamantes. O lugar foi muito povoado por moradores devido as boas condições de trabalho, clima e de água boa.Nesse local está erguida a Capela do Vau, onde acontece a tradicional Festa do Vau ou Divino Espírito Santo.

O relevo é predominantemente montanhoso, cortado por grandes chapadas com suas bordas dissecadas formando uma paisagem irregular como as Chapadas. A vegetação da região é rasteira e de pequeno porte, típicas de campos de altitude. Nas chapadas predominam os cerrados com suas variações, destacando cerrado baixo, representado por árvores como pequizeiro, a lixeira e o pau terra, entre outras e a caatinga arbustiva com a presença de espécies como bromélias e cactáceasA composição da flora desta região é peculiar, com inúmeras ocorrências de populações restritas àquele ambiente. Destaque para canelas de ema, de grande importância ecológica. Existem, ainda, algumas formações de veredas isoladas, com uma discreta presença de buritis.A fauna possui algumas espécies consideradas ameaçadas como o lobo-guará, onça parda, jaguatirica, tamanduá bandeira, tamanduá de colete, tatu canastra, macaco sauá, lontra, dentre outras.

A Praia do Vau é garantia certa de emoção com banho de rio, água pura, clima ameno,passeio entre as pedras, cerrado, onde vivem diversas espécies da fauna e flora. Todo trajeto esculpido pela natureza com pedras sobrepostas, areia fina e belas paisagens naturais.

Localização: A partir da Secretaria de Turismo, segue em sentido a MG 307, quando percorrer aproximadamente um quilômetro e meio, vira a esquerda em um trevo, passa pela ponte do vau, percorre aproximadamente dois quilômetros e meio, vira a esquerda novamente e percorre mais 500 metros até chegar ao local.

Ponto de Referência: Os pontos que servem como referências para o deslocamento de visitantes até o atrativo são a trevo dividindo os municípios de Cristália e Grão Mogol.

Descrição do acesso mais utilizado: O percurso mais utilizado para visualizar e chegar até à Praia do Vau é percorrendo a partir da sede, segue em sentido a MG 307, quando percorrer aproximadamente um quilômetro e meio, vira a esquerda em um trevo, passa pela ponte do vau, percorre aproximadamente dois quilômetros e meio, vira a esquerda novamente e percorre mais 500 metros até chegar ao local. Não há adaptabilidade para portadores de necessidades especiais. As condições ambientais, de modo geral estão boas.Entretanto, torna-se necessário a conscientização da população e turistas quanto à educação ambiental e não jogar lixo na área.As condições sociais de acesso ao atrativo estão ótimas.Durante o percurso para se chegar ao local, podemos observar o Rio Itacambiraçu e as praias lacustres.O ambiente favorece a apreciação da paisagem formada por rios, pedras, vegetação de mata ciliar, campos rupestres, cactos, flores típicas, etc.É possível a prática de atividades como caminhada, acampamento, tiroleza, cicloturismo e cavalgada no atrativo turístico. O estacionamento de veículos pode ser feito próximo no ponto final da estrada de acesso à Praia do Vau.

 É necessária autorização prévia para acesso? De que tipo? Não.

Há limite quanto ao número de visitantes? Qual? Não

Que atividades são realizadas no atrativo?

É possível a prática de atividades como caminhada, acampamento, tiroleza, cicloturismo e cavalgada no atrativo turístico.O acampamento e a caminhada é a atividade mais indicada a ser praticada por alguns portadores de deficiências.No lugar, bar, churrasqueira, alimentação, espaço para piqueniques, bebidas, capazes de possibilitar a prática do lazer e entretenimento.

 

Fonte: Diná Costa

Praia do Vau